Diferença entre sidra e espumante

Se você está buscando a bebida perfeita para fazer aquele brinde especial de final de ano, não se preocupe muito – o importante é celebrar. Ainda assim, quer encontrar algo mais elaborado para comemorar, mas não sabe muito bem a diferença entre sidra e espumante? Saiba que essas bebidas são distintas em aspectos importantes. Felizmente, você não precisa se tornar um sommelier para saber a diferença. É muito simples e abaixo a gente te explica.

Espumante 

É um vinho com gás carbônico originário na segunda fermentação natural de um vinho base, que já foi fermentado. Essa segunda fermentação pode acontecer na própria garrafa (método champenoise).

O espumante sempre é elaborado através das uvas próprias de fabricação de vinhos finos. Ao final da produção, o vinho fermentado e já com o gás carbônico, recebe uma mistura chamada  liqueur d’expedition, responsável pela classificação do espumante em brut, demi-sec, doce, etc.

Sidra

Nascida na Europa, a sidra, diferente do espumante, é uma bebida preparada a partir da fermentação do suco de maçã. Seu processo de gaseificação é feito de forma artificial.

Para aqueles que buscam ir com calma nestas festas, essa opção de bebida possui um teor alcoólico mais baixo, além de ter um valor mais acessível em relação ao espumante. Uma ótima alternativa para quem deseja brindar sem gastar muito.

Você já é praticamente um especialista agora, então aproveite e corra no Carrefour para comprar seu espumante, frisante ou champagne, e surpreenda seus entes queridos contando um pouco do que você aprendeu enquanto apreciam a bebida.

Boas festas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *