Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

Android ou IOS: qual o melhor sistema para smartphones?

Em um mundo super conectado, está cada dia mais difícil sobreviver sem os smartphones. Porém, é um investimento e é bom pesquisar com calma. Por isso, muitos se perguntam qual sistema optar: Android ou iOS? Embora os dois sistemas tenham fãs, sempre é bom analisar as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Custo

Para quem está de olho no preço, escolher entre Android ou iOS tem muita diferença. Como o Android está disponível para diferentes modelos de smartphones, incluindo modelos mais acessíveis, o custo acaba sendo bem menor. Já para utilizar o iOS, é preciso adquirir um iPhone ou iPad, o que restringe um pouco o seu poder de escolha.

Segurança

Um dos principais fatores que dá destaque para a Apple no mercado, além do design, é a segurança. Desde o início, a empresa sempre teve uma grande preocupação com a possibilidade de invasões, furtos de dados e utilização do aparelho sem a autorização do dono. Em razão disso, o iOS é o sistema mais seguro, porém cheio de procedimentos para o usuário. Alguns chegam até a falar em pouca liberdade para operar o sistema. Com o Android, a utilização do sistema é mais simples, sem tantos procedimentos, porém menos efetiva em termos de segurança. Uma boa dica é recorrer aos antivírus para smartphones, fabricados pelas mesmas empresas das versões para computadores.

Aplicativos para Android ou iOS

Houve um tempo em que o número de aplicativos disponíveis para Android era muito inferior aos disponíveis para iOS. No entanto, essa realidade mudou. Hoje, a quantidade de aplicativos disponíveis para os dois sistemas é praticamente a mesma, porém para Android os aplicativos costumam ser gratuitos, enquanto para iOS muitas vezes são pagos. Outro detalhe importante para prestar atenção: normalmente novidades no mundo dos apps saem primeiro para o sistema da Apple.

Memória

Tem coisa pior do que preparar seu smartphone para tirar aquela foto e logo aparecer uma telinha dizendo que não há armazenamento suficiente para o seu clique? Se você é do tipo de pessoa que se irrita com isso, poderá ter um pouco mais de dificuldade em lidar com o iOS, já que para obter mais memória é necessário investir em um aparelho mais potente. O Android, ao contrário, permite que o usuário adquira extensão de memória por meio de cartões, sem que seja necessário comprar um novo aparelho. 

Ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens. Coloque tudo na ponta do lápis e avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *