Queridinha de muitos, a banana é uma fruta que pode ser consumida de diversas formas, além de ter um preço acessível e ser fácil de encontrar.
No Brasil, é muito comum entrar em uma casa e se deparar com um cacho majestoso de banana em cima da mesa, da geladeira ou em uma fruteira. Isso acontece porque a banana é uma fruta muito popular aqui no país e facilmente encontrada em mercados, feiras ou até mesmo sendo vendidas por ambulantes na beira das estradas.
Apesar de sua origem asiática, pode-se dizer que ela ganhou os corações e o cardápio brasileiro. Seu sabor inigualável e versatilidade, fazem com que ela seja o ingrediente principal no preparo de diversas receitas, como doces, tortas e até mesmo purês.
TIPOS DE BANANA: SAIBA COMO IDENTIFICAR
Banana-nanica: sua polpa é doce e bem macia, o que a torna perfeita para a produção de sobremesas; sendo conhecida também como “banana d’água”.
Banana-da-terra: com uma polpa consistente e macia, geralmente é consumida de forma cozida, frita, assada ou grelhada; sendo visualmente achatada de um dos lados.
Banana-ouro: é a menor de todas as bananas, com um tamanho de no máximo 10cm. É a menos calórica e uma das mais doces. Per-fei-ta para ser servida na companhia de sorvetes. Hmmm!
Banana-maçã: como o seu próprio nome já diz, ela exala um aroma bem parecido com o de uma maçã. Sua casca é bem fininha, sendo ideal para comer crua e ótima para ser transformada em papinha para crianças.
Banana-prata: é durável e tem o sabor menos adocicado do que as demais. Sua consistência faz com que ela seja ideal para ser consumida grelhada, ou no preparo de bolos e tortas.
E AGORA, QUANDO SABER SE A BANANA JÁ ESTÁ MADURA?
Antes do preparo de qualquer receita, é sempre bom verificar se a banana está madura o suficiente para ser consumida. Então, atente-se aos pequenos detalhes:
- ela deve estar firme;
- sua casca deve apresentar cor amarelada e pequenas manchas marrons;
- caso a haste esteja com aspecto marrom e seca, ou a fruta apresentar mau cheiro, isso significa que ela já passou do ponto!
E aí, curtiu as dicas?
Aproveite para conferir também a Cartilha de Práticas de Alimentação lançada pelo Carrefour e saiba como aproveitar ainda mais os alimentos que você consome.