Categorias
Sem categoria

Como combinar vinhos com comida

Dicas de harmonização de vinhos para acompanhar os mais variados tipos de alimentos

Você já ficou na dúvida de qual vinho escolher para acompanhar a sua receita preferida? Afinal, cada uva possui uma característica própria e nem sempre acertamos na combinação. 

Hoje vamos apresentar os principais tipos de harmonização para você se inspirar. Afinal de contas, não existem regras absolutas. A melhor harmonização sempre será a que mais agradará ao seu paladar. Ah, e o mais importante: beba com moderação.

Brancos

Queijos frescos, como minas, coalho, ricota e mussarela de búfala, combinam bem com vinhos brancos leves como Sauvignon Blanc. Já carnes brancas, como frango e peru, combinam mais com vinhos brancos encorpados como o Chardonnay, por exemplo. E ainda temos os peixes e frutos do mar, que harmonizam perfeitamente com qualquer tipo de vinho branco.

Rosés

Os rosés são perfeitos para acompanhar uma boa tábua de frios. Pizzas e salgados também são ótimas opções. Já se for escolher um tipo de queijo, prefira os de casca branca como brie e gouda.

Tintos

Vinhos mais leves, como Pinot Noir e Pinotage, combinam com carnes brancas magras, embutidos e pães. Os de corpo médio, como Merlot e Carmenere, vão bem com carnes vermelhas e brancas magras, queijos semimoles, vegetais cozidos e cogumelos. Já aqueles vinhos com mais taninos, como Cabernet Sauvignon e Malbec, harmonizam melhor com carnes vermelhas com gordura, queijos duros e receitas com condimentos e temperos.

Vinhos do Porto

Queijos salgados, como gorgonzola e parmesão, vão bem com o vinho Ruby. Já o Tawny combina perfeitamente com amendoins e castanhas, além de chocolates amargos. E ainda temos o vinho do Porto branco, que pode ser combinado com diversos tipos de aperitivos. 

Espumantes e frisantes

São excelentes para abrir o apetite. Saladas, petiscos no geral e demais entradas formam um ótimo casamento. Para o prato principal, uma boa sugestão é harmonizar com carnes brancas e alguns frutos do mar como salmão e camarão. E dependendo da doçura do espumante, vão bem também com frutas e doces. 

Veja a receita completa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *