Conheça os diferentes tipos de tomate

Cereja, italiano, caqui…Cada tipo de tomate tem características únicas, ideais para preparar distintas (e deliciosas) receitas.  

O tomate é um alimento essencial na cozinha. Sem ele, muitas receitas tradicionais seriam impensáveis. Não há dúvida de que essa fruta (sim, é uma fruta!) é o complemento perfeito para praticamente qualquer prato, pois é extremamente versátil e ótima para grelhar, assar ou refogar.

Mas com tantas variedades de tomates para escolher, você pode ficar se perguntando “qual é a diferença?”. A gente te explica! Fizemos este guia para você conhecer os diferentes tipos de tomate. Assim, você pode encontrar o mais adequado para sua próxima receita. Veja a seguir.

Tomate Caqui

Sabe aquele vinagrete para o churrasco de domingo? O tomate caqui é perfeito para preparar a receita. Esse tipo costuma ser bem graúdo, é firme e tem boa conservação.

Tomate Carmem

O mais consumido no Brasil. É um pouquinho mais aguado e amarelado, o que o torna bom para consumir em saladas, mas não para preparar molhos.

Tomate Cereja

É bem pequeno, e lembra cerejas; daí seu nome. É tipicamente vermelho, mas é possível encontrar amarelo, verde ou até preto. Pode ser utilizado tanto em saladas quanto em pratos. Na pizza, por exemplo, ele dá um toque especial.

Tomate Débora

É o coringa dos tomates, pode ser usado em diversas receitas, portanto é ótimo para o dia a dia. Indicado para saladas, molhos e também para preparar tomate seco.

Tomate Holandês

Leva esse nome porque era importado da Holanda, mas hoje em dia é cultivado aqui. É vendido em ramos, assim como é colhido, e fica bom em molhos e pratos que vão ao forno. 

Tomate Italiano ou Roma

É mais alongado, carnudo e possui menos sementes. Ideal para preparar molhos, pois possui menos água, o que dá mais consistência. Sua única desvantagem é que é mais sensível e pode estragar mais rápido.

Tomate Sweet Grape

Você pode ter confundido com o cereja em algum momento, pois também é bem pequeno. A diferença entre eles é sua forma mais alongada, semelhante à uva. É uma ótima opção para consumir com saladas, peixes e queijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *