Categorias
Casa e Decoração Tecnologia e Eletrônicos

5 dicas para economizar energia elétrica

Conta mais cara e consciência ambiental fazem com que cada vez mais pessoas procurem maneiras de economizar energia elétrica dentro de casa. 

A conta de luz vai subir. Por falta de chuvas, elas ficarão mais caras a partir deste mês, com a adoção da bandeira tarifária vermelha de patamar 2. E, além do impacto financeiro, existe ainda o impacto ambiental. Afinal de contas, economizar energia elétrica é também uma atitude sustentável.

Mas vamos ao que interessa: como economizar energia elétrica dentro de casa? Veja algumas dicas que preparamos para você.

1 – Troque as lâmpadas

As antigas lâmpadas incandescentes (as amarelinhas) consomem bastante energia, além de esquentar o ambiente. Portanto, troque-as por lâmpadas fluorescentes ou de LED, que duram mais tempo e economizam bastante energia. 

2 – Stand by

Muitos aparelhos eletrônicos, após desligados, ficam em stand by – que também consome energia elétrica. A melhor dica é utilizar um filtro de linha que possui um botão que permite cortar o fornecimento de energia para todos os aparelhos que estão conectados nele. Desta forma, a pessoa tem a certeza de que desligou completamente todos eles. 

3 – Máquina de lavar roupa

Deixe para utilizar a máquina de lavar roupa apenas quando você tiver muita roupa suja acumulada. Quando você lava vários itens ao mesmo tempo, economiza água e energia ao mesmo tempo. Além disso, evite ciclos longos sem necessidade. Quanto menos tempo a máquina trabalhar, menos energia elétrica ela vai gastar.

4 – Ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos responsáveis pelo aumento da energia. Uma boa dica é investir em aparelhos com tecnologia Inverter, bem mais econômicos. Neles, o fluxo de energia é regulado de acordo com a exigência, ou seja, não desperdiçam energia. 

5 – Chuveiro

O chuveiro é um dos vilões quando o assunto é energia elétrica. Por isso, na hora de se ensaboar, ou lavar os cabelos, feche o registro de água. Assim, você economiza energia e água também. Outra boa recomendação é controlar o tempo da sua ducha. Um período de 10 a 15 minutos já é suficiente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *