Categorias
Casa e Decoração

Fogão: Entenda as diferenças entre GLP e gás natural

Será que é preciso trocar de fogão para usar gás encanado? Veja nesse post as diferenças entre os tipos de gás de cozinha e como realizar a conversão. 

A maioria dos fogões e cooktops vem configurada apenas para gás GLP – o famoso gás de botijão. Por isso, se você precisa usar gás encanado, será necessário realizar uma conversão no eletrodoméstico. Essa operação deve sempre ser feita por um profissional qualificado.  

Se o seu fogão ainda estiver na garantia, a conversão é feita gratuitamente.  Já para fogões mais antigos, é só agendar o serviço direto na distribuidora de gás da sua cidade. É um serviço rápido e não muito caro. Ah, e caso um dia precise mudar novamente para GLP é só fazer a operação mais uma vez.

Diferenças

O gás GLP é o tipo mais comum nos lares brasileiros. O botijão de gás dura em média 220 horas, mas isso vai variar de acordo com a quantidade de bocas que você usa. O seu valor costuma ser mais em conta que o natural, uma vez que recebe subsídio da Petrobras. 

Já o gás natural (GN) é o gás fornecido a partir de encanamento. Uma das suas vantagens é a economia de espaço, o que é ideal para apartamentos. O consumo é cobrado direto na conta, do mesmo jeito que a energia elétrica. Bem prático, não é mesmo?

Outra vantagem é que o GN é considerado mais seguro, pois se dissipa rapidamente e evita que você precise guardar um grande estoque de gás de uma vez na sua casa, como acontece com o gás do botijão. Além disso, o gás natural também é considerado mais sustentável ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *