Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

Memória RAM ou SSD? Veja qual é melhor para o seu computador

Quando nosso computador começa a ficar lento, logo nos perguntamos sobre a melhor opção para dar um upgrade nele e melhorar seu desempenho. Afinal, nem sempre uma simples formatação resolve o problema. Mas qual seria o investimento ideal: memória RAM ou SSD? Confira nossa análise.

Memória RAM

A memória RAM funciona como uma ponte entre o HD e o processador do computador, fazendo a troca de informações entre os dois. É um espaço temporário de informações do sistema operacional e aplicativos em uso. Por ser mais rápida que o HD, a memória RAM fornece ao processador fácil acesso às informações para executar os programas.

SSD

O SSD funciona como se fosse um HD, serve para armazenamento de arquivos. Ele é uma evolução do HD, porque o HD utiliza discos para armazenar dados, e o SSD utiliza chips, tornando o acesso e o armazenamento de dados muito mais rápido.

Qual devo comprar?

Se você tiver que escolher apenas um deles, é preciso analisar a sua necessidade. Por exemplo, se o computador fica travando direto o ideal é investir em memória RAM. Pois é ela que vai garantir o melhor desempenho na execução de programas. 

Agora se sua máquina roda sem travamentos mas demora muito para acessar documentos e programas, aí sim o SSD pode ser uma boa pedida. Ele vai te dar uma sensação de fluidez maior, já que o sistema, programas e jogos vão inicializar bem mais rápido que antes.

O ideal mesmo é combinar os dois juntos. Assim, você melhora tanto a rapidez ao inicializar programas como a performance na execução deles. Mas como dissemos anteriormente, tudo vai depender da sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *