A calibragem dos pneus é essencial para a boa manutenção do veículo, além de prevenir possíveis acidentes. Mas você sabe como calibrar corretamente os pneus do seu carro? Confira!
Como calibrar
A calibragem deve ser verificada quinzenalmente com os pneus frios num posto de gasolina próximo de você. Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado.
– Digite o número no visor do calibrador
– Retire a tampa da válvula do pneu
– Aperte a trava na ponta do calibrador (quando existir)
– Encaixe a mangueirinha na válvula
– Aguardar o aviso sonoro do equipamento indicando a pressão ideal
– Recoloque a tampa da válvula do pneu
Pressão correta
A pressão correta é um item fundamental para garantir a boa dirigibilidade e o menor desgaste. Isso sem falar no aumento da segurança, da economia e da redução de emissão de CO2 na atmosfera.
É preciso respeitar a calibragem recomendada pela montadora – indicada pelo manual do proprietário. Caso você não tenha mais o manual do carro disponível, a informação pode ser encontrada na tampa de combustível, na lateral da porta, na tampa do porta-luvas ou nos próprios pneus.
Importante: Pneu calibrado com pressão acima da recomendada pela montadora também aumenta o desgaste e reduz o conforto, pois a suspensão tem mais dificuldade para absorver as irregularidades da pista.