Categorias
Casa e Decoração

Você sabe o que não pode colocar no micro-ondas?

O micro-ondas é um item essencial para a cozinha e pode ter diversas funções, desde esquentar um alimento, até realizar receitas. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os materiais que podem ser usados neste eletrodoméstico.

Nesse post, vamos falar sobre o que não deve ser colocado no micro-ondas para que você se sinta mais seguro na cozinha e evite qualquer problema. Confira!

Plástico

Além do risco de derreter, o plástico pode liberar substâncias prejudiciais à saúde, como o BPA (bisfenol – A). O indicado é usar plásticos que venham descritos na embalagem que podem ser usados no micro-ondas.

Isopor

Assim como o plástico, embalagens de isopor podem derreter e liberar resíduos nocivos para o organismo.

Alumínio

O uso do alumínio no micro-ondas pode causar um incêndio em sua cozinha, por isso evite colocar qualquer utensílio com esse material, que pode ser facilmente encontrado em talheres e panelas.

Embalagens de comida

É muito comum que embalagens de comida sejam revestidas de algum metal para manter o calor, por isso não são indicadas leva-las ao micro-ondas. Mas se a embalagem contiver a informação de que pode ser usada no eletrodoméstico, aí não tem problema.

Louça com detalhes em metal

Itens de louça podem ser utilizados sem problemas no micro-ondas. No entanto, é importante checar se não há algum detalhe ou decoração em metal na peça, pois isso pode causar incêndio.

Vidros não refratários

Colocar vidros não refratários no micro-ondas não é uma boa ideia, pois podem estilhaçar ao atingirem altas temperaturas. Além disso, evite aquecer alimentos em cristais, por ser uma peça frágil que podem quebrar facilmente com o calor.

Acrílico

O acrílico é um tipo de plástico, e como já vimos anteriormente, não é indicado colocar no micro-ondas.

Saco de papel

Sabe aqueles sacos de pão? Então, eles não devem ser aquecidos, pois isso também pode provocar um incêndio.

Água

Esquentar água no micro-ondas pode parecer uma tarefa inocente, mas isso não deve ser feito. Quando entra em ponto de ebulição muito rapidamente, a água pode explodir inesperadamente. Se mesmo assim você não tiver outra alternativa, coloque algum objeto de madeira no recipiente, como um palitinho.

Alimentos com casca

Qualquer alimento com casca deve ser evitado no micro-ondas, pois podem explodir com a alta temperatura – o que pode dificultar a limpeza -, ou até mesmo pegar fogo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *