Categorias
Auto e Ferramentas

Dicas para conservar os pneus do carro

Um pneu bem conservado é uma das partes mais importantes para garantir a segurança e conforto do carro. Além disso, os cuidados mantêm uma boa estabilidade, frenagem e melhoram até o consumo de combustível. Por isso, hoje trouxemos as melhores dicas para você conservar os pneus do seu carro. Confira!

Calibragem frequente 

Uma calibração adequada é ideal para a estabilidade do veículo e faz com que sua durabilidade aumente. O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias, e você pode consultar a pressão correta no manual do fabricante. Não esqueça que a pressão deve ser regulada com os pneus frios.

Balanceamento e alinhamento

Os procedimentos de balanceamento e alinhamento devem ser feitos quando os pneus forem substituídos ou quando o rodízio for feito, e também sempre que o motorista notar que o carro está puxando para algum dos lados ou está vibrando.

Dessa forma, todas as rodas são desgastadas igualmente e mantém os pneus conservados por mais tempo.

Rodízio dos pneus

Os pneus se desgastam de forma diferente com o uso do veículo. Por isso, troque os pneus da frente pelos de trás a cada 10 mil quilômetros, ou de acordo com o indicado no manual do fabricante. É um procedimento simples, mas que melhora a estabilidade do carro e sua aderência em pisos molhados.

Evite excesso de carga

A sobrecarga no veículo pode comprometer a estrutura interna dos pneus. Fique atento no peso permitido para carregar no carro e, assim,  garantir a vida útil das suas rodas.

Atenção com estepe

Assim como os pneus em uso, o que fica de estepe também deve ser cuidado com frequência com sua calibragem correta. Afinal, ninguém quer passar por um imprevisto com essa peça, não é? Além disso, as más condições do estepe podem dar multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *