Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

LCD, LED, OLED ou QLED? Veja as diferenças entre as telas de TV

A evolução tecnológica das TVs deu um salto considerável nas últimas duas décadas. Além de mais inteligentes, com aplicativos e dispositivos conectados, hoje em dia temos os mais variados tipos de tela para escolher. Pensando nisso, vamos te explicar as diferenças entre LCD, LED, OLED e QLED. Confira!

LCD

A tecnologia do LCD consiste em uma tela de cristal líquido iluminada por trás (backlight) por uma lâmpada CCFL (fluorescente). Esta luz branca traseira ilumina as células de cores primárias (verde, vermelho e azul), que formam as imagens na tela.

LED

TVs com telas de LED nada mais são do que televisores cuja tela de LCD têm uma iluminação traseira (backlight) que utiliza diodos emissores de luz. Sua principal vantagem é consumir menos energia que um painel de LCD tradicional. 

OLED

A tecnologia OLED é uma evolução da apresentada nas telas LCD e aperfeiçoada nas TVs de LED. Utiliza diodos orgânicos em que cada pixel emite sua própria luz, dispensando o uso de painel de iluminação traseira. Os benefícios são cores mais vivas, brilho e contraste. 

QLED

Concorrente do OLED, as TVs com QLED apresentam pontos quânticos, minúsculos cristais que absorvem a luz do painel traseiro, e emitem frequências de luz diferentes. Resultado: brilho superior e cores mais vivas, mesmo em locais mais iluminados.

O que vem por aí?

O MicroLED é a nova tecnologia que promete juntar o melhor do LCD e do OLED. Ele reúne milhões de LEDs microscópicos que podem emitir luz própria. Em comparação com o LCD, a eficiência energética e o contraste são melhores e, além disso, é possível emitir mais brilho e ter uma vida útil maior que o OLED.

Aqui no site do Carrefour, você encontra as melhores ofertas em TVs. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *