Categorias
Auto e Ferramentas

Dicas para dirigir com segurança na chuva

As chuvas ocorrem periodicamente na maioria das regiões do Brasil, em diferentes épocas do ano, muitas vezes de forma imprevisível. Dirigir na pista molhada, com menos visibilidade e ventos fortes, aumenta as chances de sua família, você e outros motoristas se envolverem em um acidente.

Aqui, falamos sobre os cuidados que você deve tomar ao dirigir na chuva para aumentar a sua segurança e de sua família.

Acenda as luzes

Mesmo que seja durante o dia, acender as luzes em caso de chuva ajudará outros veículos a vê-lo ou, em todo o caso, a perceber que outro carro se aproxima.

Reduza a velocidade

Quando chover, lembre-se disto: não dirija com pressa, ou você muito provavelmente causará um acidente. Reduzir a velocidade ajuda o seu carro a aderir melhor à estrada, evitando assim a aquaplanagem.

Segure o volante com as duas mãos

O carro pode derrapar inesperadamente, e segurar o volante com as duas mãos ajudará você a ter maior controle no caso de desestabilização do veículo, especialmente se você estiver dirigindo um SUV ou outro carro grande.

Aumente a distância do resto dos veículos

Em uma estrada molhada, o carro precisa de mais distância para parar com segurança, pois pode derrapar. Quando chove, é aconselhável dobrar esse distanciamento.

Mantenha as janelas limpas

Use a velocidade adequada de seu limpador de para-brisa e acione os sistemas disponíveis para evitar embaçamento dos vidros.

Verifique o pneu de seu carro com frequência 

A combinação de chuva e pneus carecas é um convite a um acidente grave. Com o pneu liso, a possibilidade de derrapagem aumenta muito, até mesmo em curvas feitas em baixa velocidade. Portanto, sempre confira seu pneu para não ser pego de surpresa. 

Concluindo, deve-se ter em mente que qualquer acidente pode ser evitado tomando os devidos cuidados. Dirija de forma intuitiva, sem pressa e respeitando a distância dos demais veículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *