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Conheça 5 benefícios do ciclismo para a terceira idade

O início da terceira idade pode variar de cultura para cultura, mas é geralmente entre 60 e 70 anos. Ao falar de terceira idade, falamos também de saúde, tanto do corpo quanto da mente. Por isso é muito importante encontrar aliados para uma melhor qualidade de vida. Um forte aliado pode ser uma bicicleta. Conheça 5 benefícios do ciclismo para essa etapa da vida!

Aumento da massa muscular é um dos benefícios do ciclismo

É natural que se perca massa muscular ao longo dos anos, além de diminuir a força física também. Se a pessoa for sedentária, esse percentual de perda aumenta ainda mais. O ciclismo ajuda a fortalecer os músculos das coxas, glúteos, abdômen e panturrilhas, além de contribuir para o aumento da massa, o que diminui a incidência da osteoporose.

Faz bem ao coração

Pedalar regularmente melhora a condição cardiovascular e diminui o cansaço, queixa frequente dos idosos, pois o exercício ajuda o coração a bombear melhor o sangue pelo corpo todo. Além disso, reduz a pressão arterial, regula a taxa de açúcar no sangue e colabora na prevenção de ataques cardíacos.

Diminuir os riscos de um AVC é um dos benefícios do ciclismo

Andar de bicicleta reduz significativamente os riscos de um AVC (acidente vascular cerebral), pois, durante a prática do ciclismo, a frequência cardíaca se eleva, auxiliando no controle da pressão arterial.

É um exercício de baixo impacto

Como recuperar a força dos músculos e do coração e não comprometer as articulações? O ciclismo é uma atividade de baixo impacto e possibilita isso.

Aumenta o bem-estar geral e a qualidade de vida

O ciclismo estimula passeios ao ar livre e o contato com outras pessoas. A prática de exercícios físicos libera hormônios que colaboram para a redução da ansiedade, depressão, melhora do sono e estabilidade emocional. O bem-estar psicológico dessa atividade incentiva também outras mudanças no estilo de vida, como nas questões da alimentação, essenciais para a qualidade de vida de pessoas na terceira idade.

É sempre bom lembrar que toda prática de exercício deve ser acompanhada por um profissional. Além disso, equipamentos de proteção como capacetes, cotoveleiras e joelheiras são itens essenciais para a segurança do praticante e só aumentam a lista dos benefícios do ciclismo. A hidratação é outro ponto que merece atenção especial, por isso é bom garantir a garrafa de água para todo o trajeto.

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