Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

Como criar hábito de ler no tablet?

Para quem não vive sem estar on-line, não é preciso deixar a internet de lado para abrir um bom livro e começar uma boa leitura. Atualmente, os seus livros preferidos podem ser carregados com você para qualquer lugar. Basta ter um tablet para que, além de músicas, redes sociais e vídeos, seja possível aprender como criar o hábito de ler. Basta baixar alguns aplicativos e pronto: sejam bem-vindos à era dos e-books.

Como criar o hábito de ler no tablet

Kindle – aplicativo da Amazon que oferece acesso aos e-books adquiridos na loja para qualquer aparelho. O aplicativo permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos em dicionários e sites da web, como Wikipédia e Google. A personalização também oferece ótima experiência de uso, pois é possível ajustar o tamanho do texto, controlar o brilho e contraste da tela e até mesmo selecionar a cor do plano de fundo. O Kindle é completamente gratuito e pode ser baixado tanto para o Android como para iPad.

Aldiko – tem suporte para arquivos de diferentes formatos, incluindo ePUB e PDF (inclusive com proteção DRM da Adobe). O Aldiko também funciona como gerenciador de biblioteca, organizando seus livros de forma inteligente. Ele tem contato com algumas livrarias (nenhuma em português, infelizmente) e permite emprestar livros. Seu sistema de leitura apresenta recursos avançados como marca-texto, dicionário, busca, compartilhamento e anotações. É possível também configurar recursos técnicos, como contraste e brilho de tela, proporcionando uma experiência personalizada na hora de ler seus e-books.

Kobo – aplicativo de leitura que, assim como o Kindle, também oferece uma opção gratuita para quem não possui o dispositivo. Com ele, é possível conferir e comprar milhões de títulos disponíveis (muitos deles gratuitos) em sua loja. O Kobo oferece diversas opções de idioma, adicionar e-books por e-mail ou contas de serviço na nuvem (como Dropbox) e até ler livros que estejam disponíveis em uma biblioteca pública em sua região.

Ebook Reader – a eBooks.com conta com um aplicativo próprio para gerenciar os produtos que você adquire no site. O Ebook Reader oferece uma série de funcionalidades, ou seja, você pode usá-lo como um gerenciador de sua biblioteca, bastando editar manualmente as tags de cada livro. Você pode criar coleções de leitura, ajustar o aplicativo para leituras noturnas e fazer backup on-line de toda a sua biblioteca. Dentro do aplicativo, também há alguns recursos especiais, como função marca-texto, personalização da leitura (tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo), sistema de busca e recurso para compartilhamento rápido.

Google Play Livros – essa é uma recomendação conhecida para quem tem um dispositivo Android, já que ele vem instalado de fábrica em alguns. Mas o que muita gente nem imagina é que o Google Play Livros também está disponível para download no iPad. O Google Play Livros é a loja de e-books da companhia e conta com milhares de títulos.

Além dos livros adquiridos na loja, ele suporta arquivos PDF e ePUB. Assim, você pode usar o app para ler itens comprados de outros serviços ou baixados da web. Ele organiza sua biblioteca de forma inteligente e apresenta inúmeros efeitos para incrementar a sua experiência de leitura. O aplicativo do Google não para por aí e vem ainda com um excelente sistema de navegação. Recursos extras, como função marca-texto com várias cores diferentes, recursos para pesquisa, tradução e anotações, índice inteligente e busca interna, completam o pacote.

iBooks – ele continua sendo um dos melhores apps de leitura do tablet da Apple, oferecendo milhares de livros que podem ser adquiridos pelo próprio aplicativo. É claro que também dá para importar arquivos de terceiros para serem lidos nele, se preferir.

Marvin – funciona como leitor e organizador da sua biblioteca de forma avançada, contando com uma versão gratuita e outra paga (com alguns recursos extras). Tem suporte para PDF (sem limitações DRM) e ePUB, trabalha com os principais formatos e garante a possibilidade de selecionar tamanho e tipo da fonte, cor do plano de fundo e controlar o brilho da tela. Permite ainda buscar por itens dentro do livro e definir alguns gestos para acionar determinados recursos, garantindo mais precisão na hora de ler. Sistema de anotações, função marca-texto e compartilhamento são outros extras desse aplicativo.

Principalmente para os mais jovens, é extremamente difícil deixar de lado o tablet ou celular para abrir um livro e começar a ler. Mas, se esse livro estiver disponível no tablet, o interesse em “folheá-lo” será maior. Exatamente porque, durante a navegação de crianças, jovens e adultos por redes sociais, ao saber que determinado livro está “bombando”, a tendência natural é querer começar a ler o quanto antes, pois aguça a curiosidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *