Categorias
Auto e Ferramentas

Aprenda como lixar parede

Saber se uma parede está pronta para ser lixada é de suma importância para que se obtenha o resultado desejado e não tenha dores de cabeça depois. Você deve começar observando o estado geral da parede. Verifique se ela tem mofo, sujeiras, buracos, trincas ou se está esfarelando. Mas saber como lixar parede requer muito mais do que simples observações.

Preparos

Mesmo que a parede esteja em bom estado de conservação, existe uma maneira simples de preparar a parede para a pintura. Você deve lavar e secar a parede e depois usar uma lixa para ferro em toda a superfície.

Depois retire o excesso de pó com uma vassoura de pelo e um pano úmido. Toda parede antes de ser pintada precisa ser bem lixada para facilitar a melhor absorção da tinta e para não descascar depois. Tenha muita atenção nos pequenos detalhes antes de começar a lixar.

Como lixar parede usando uma lixadeira

Depois de lavada e completamente seca, chegou a hora de começar a lixar a parede. Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é tão simples assim. Primeiramente coloque uma máscara de pintura com filtro e use roupa adequada antes do início dos trabalhos.

Outra dica importante é ter as ferramentas certas. Por isso, utilize a lixadeira com um disco para lixar de boa qualidade e comece a lixar a parede de cima para baixo para um melhor resultado. Faça movimentos circulares e comece a lixar sempre da parte superior esquerda da parede, indo até a parte inferior. Isso serve para você não ficar na dúvida se lixou determinada área ou não.

Se o ambiente tiver pouca iluminação, o ideal é que você faça o serviço com a ajuda de uma lâmpada que tenha boa claridade, para se certificar de possíveis imperfeições do trabalho. Se for uma superfície muito grande, um disco somente não dará conta do recado. Verifique o estado do disco e troque-o, caso seja necessário. Um disco novo vai lhe poupar tempo e esforço excessivo durante o serviço.  

Para verificar se a parede está totalmente nivelada, você pode usar um nível de mão quando tiver terminado de lixar. Não se esqueça de verificar o estado de sua máscara periodicamente, pois o pó proveniente da lixação é muito prejudicial à saúde se aspirado diretamente sem uma proteção eficaz.

Essas são as maneiras de como lixar parede, agora é só colocar a mão na massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *