Categorias
Auto e Ferramentas

Aprenda como fazer pintura texturizada

As texturas dão um tom diferenciado na parede onde são aplicadas e representam um toque de personalidade no ambiente. E a pintura texturizada nada mais é do que dar uma cor na textura que foi feita na parede. Também é possível encontrar no mercado a massa para textura já colorida, o que facilita mais ainda na hora de saber como fazer pintura texturizada e ter um resultado perfeito.

Pintura texturizada

A textura é um composto de base acrílica que tem consistência similar a uma massa corrida e sua aplicação necessita de apenas uma demão. Pode ser aplicada na cor branca, depois coberta com tinta acrílica na sua cor favorita e você terá uma parede nova em folha! A massa texturizada também pode ser encontrada em diversas cores, mas, se você quiser, poderá criar a cor na hora por meio da máquina que faz a mistura e resulta em uma massa de cor exclusiva e criada por você (o mesmo pode ser feito com a tinta acrílica).

Como fazer pintura texturizada

Para fazer a pintura texturizada, você vai precisar das seguintes ferramentas e materiais:

– Um pano dentro de um balde de água;

Fita crepe;

Desempenadeira lisa de metal 30 cm;

– Desempenadeira lisa de plástico 30 cm;

Espátulas de 10 cm e 15 cm;

Trincha média;

– Lixa de parede.

Antes de começar a aplicar

Existem alguns cuidados que você deve ter antes de começar a aplicação da textura na parede desejada. O primeiro deles é forrar o chão com jornal para evitar respingos e manchas no piso. Depois, é bom limpar a parede de toda sujeira (principalmente gordura).

Se achar necessário, você pode lixar a parede para garantir que a superfície vai ficar lisa. Por fim, use a fita crepe para proteger portas, janelas, interruptores, tomadas e tudo mais que estiver na parede e que não vai receber textura. Dica: se optar por lixar a parede, limpe toda a poeira resultante com um pano seco, pois a parede deve estar totalmente lisa e limpa.

Os macetes na hora de aplicar

Usando a desempenadeira metálica lisa aplique a textura sempre de cima para baixo e dos lados em direção ao meio (do mesmo jeito que a massa corrida). Procure não expandir muito na hora de aplicar: trabalhe com faixas de 3 a 5 m².

O macete na hora de dar o efeito na textura é que ela deve estar ainda fresca – caso seque, use um borrifador com água. Outro segredo é que a parede deve ser feita toda no mesmo dia para evitar emendas e defeito na textura.

Efeitos

O efeito na textura pode ser dado com rolo específico no desenho que você quer. Assim, com a massa ainda fresca você passa o rolo (de coraçõezinhos ou outro desenho qualquer) de cima para baixo.

Rústico – A textura rústica fica linda em ambientes com essa pegada e em tons de terra. Para conseguir esse efeito basta passar uma desempenadeira de plástico lisa em movimentos de cima para baixo. Assim, a areia que tem na massa da textura se desprende, dando esse efeito.

Listras – Um pente de dentes largos dá conta do recado e cria listras que deixam a parede com um toque muito elegante. Escolhendo tons metálicos e discretos, o efeito das listras fica potencializado e bem interessante.

Quadriculados – O mesmo pente que faz as listras passado de cima para baixo pode ser passado na horizontal para criar um efeito quadriculado.

Círculos – Com uma escova, desenhe círculos na textura para criar um efeito bem legal. Ondas, listras verticais e horizontais também são possíveis apenas passando a escova no sentido desejado. Esses são alguns truques de como fazer pintura texturizada. Aproveite e faça em sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *