Categorias
Casa e Decoração

Veja como economizar energia com a geladeira

Dentro da cozinha, a geladeira é mais um dos eletrodomésticos que necessita de energia elétrica para funcionar. Por isso, bons hábitos de uso da geladeira ajudam a não gastar mais energia que o necessário. Aprenda conosco como economizar energia com a geladeira e faça o seu dindin render mais.

Tenha alguns cuidados

Não seque roupas atrás da geladeira. Além do risco de danificar o motor, esse tipo de ação gera um esforço energético a mais do aparelho, causando sobrecarga. Isso sem contar o risco de choque elétrico ao colocar peças molhadas na grade de ferro traseira do refrigerador. Logo, evite essa prática por questões de economia e segurança.

Não deixe a porta aberta

Deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e também ficar abrindo e fechando toda hora faz com que ela gaste muito mais energia para manter a refrigeração no seu interior. Além do que, o abre e fecha constante danifica as borrachas de vedação da porta da geladeira que sempre dão uma pressão a mais ao ser fechada. Assim, primeiro mentalize tudo que precisa pegar e faça isso de uma vez e com agilidade. A questão da água gelada para quem bebe toda hora pode ser resolvida com um squeeze que a pessoa carrega consigo e bebe sempre que quiser.

Nunca desligue a geladeira

Esse papo de desligar a geladeira na hora de dormir para economizar energia é balela! Mesmo que ninguém abra a sua geladeira durante a noite, o fato de ficar desligada acarreta o descongelamento do congelador, o que demanda um esforço energético dobrado durante o dia para a geladeira restabelecer a temperatura ideal.

Não guarde alimentos quentes na geladeira

Se você coloca um alimento ainda quente na geladeira, o calor que ele traz consigo altera a temperatura dentro do aparelho, que vai precisar de mais horas com o motor funcionando a toda carga para compensar o desequilíbrio na temperatura ambiental interna do aparelho. Por isso, sempre que for guardar comida pronta no refrigerador, espere ela esfriar primeiro.

Não forre as prateleiras O ar frio precisa circular livremente pelo interior da sua geladeira, logo, por mais que você ache bonito, não convém forrar as prateleiras, pois a obstrução da passagem do ar frio traz a necessidade de maior gasto de energia para manter o resfriamento adequado no interior do aparelho.

Pelo mesmo motivo, deixe potes, alimentos e objetos a 2 centímetros de distância das paredes da geladeira, pois o ar frio também precisa circular por ali. A última dica de como economizar energia com a geladeira é fazer degelos regulares, evitando o acúmulo excessivo de gelo no congelador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *