Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

Uso consciente: aprenda a fazer o cálculo de ar-condicionado Gostou? Compartilhe

Em dias extremamente quentes não há como resistir ao conforto térmico proporcionado pelo ambiente com climatização. Embora seja muito agradável, é quase impossível evitar a preocupação com o valor da conta da luz. E, consequentemente, essa preocupação faz parte da economia doméstica. Confira abaixo nossas dicas para cálculo de ar-condicionado.

Os indicadores

O primeiro passo para cálculo do consumo de energia do ar-condicionado é controlar o número de horas que o aparelho fica ligado. O segundo passo é anotar o número de dias que o aparelho fica ligado ao longo do mês. O terceiro passo é se informar sobre o consumo em kWh/mês do aparelho.

Você encontra essa informação em uma etiqueta colada no produto ou no manual de instruções que acompanha o ar-condicionado. O último passo é se informar sobre o preço cobrado pela empresa que fornece energia elétrica na sua cidade em kWh. Essa informação está disponível no demonstrativo que acompanha a conta de luz.

O cálculo

Multiplique o número de horas, o número de dias, o consumo do aparelho de ar-condicionado em kWh e o preço da energia cobrado em kWh. Esse será o valor de cobrança para o consumo de energia elétrica em sua próxima conta de luz.

Porém, fique de olho, pois esse cálculo se refere, exclusivamente, ao consumo de apenas um aparelho de ar-condicionado. Se você tem o hábito de utilizar mais um, deve contemplar essa quantidade no cálculo. Vale lembrar que esse cálculo não leva em conta o consumo de outros aparelhos elétricos, como lâmpadas e demais eletrodomésticos.

Por isso, é apenas uma estimativa de custo baseada no consumo do ar-condicionado.

Poder desfrutar de ambientes climatizados é uma excelente alternativa para aliviar o calor do verão ou o frio do inverno. Mas para evitar surpresas na próxima conta de luz, inclua o cálculo do ar-condicionado em sua economia doméstica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *