Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

TV QLED ou OLED? Conheça a diferença entre as duas tecnologias

QLED ou OLED? Essa é a pergunta da vez, quando se trata de tecnologia para TV. Ambas são versões melhoradas da já conhecida tecnologia de LED, que faz parte da maioria das televisões vendidas hoje em dia. Mas quando você for comprar uma nova Smart TV, qual das duas opções deve escolher?

QLED ou OLED, qual a melhor tela de TV?

Para responder a essa pergunta, é preciso conhecer melhor alguns aspectos dessas tecnologias. Para começar, o OLED é uma tecnologia fabricada pela LG que é utilizada nas suas próprias TVs e também revendida para equipar aparelhos da Sony e da Panasonic. Enquanto as telas de QLED são fabricadas pela Samsung. Ou seja, são duas tecnologias que estão competindo para se tornarem o padrão no mercado. 

A principal vantagem do OLED é que, ao contrário das outras tecnologias, ela não depende de uma espécie de lâmpada – conhecida como Backlight – atrás dos seus LEDs, para iluminar e dar brilho à imagem que se forma, porque cada pixel que compõe a tela emite a sua própria luz e cor, permitindo uma imagem com muito mais qualidade. Com exceção do brilho, que ainda é melhor nas TVs que usam backlights, o que inclui as TVs de QLED.

A desvantagem do uso dessa tecnologia é que, apesar de permitir a criação de TVs muito mais finas e com um contraste muito melhor, ela ainda é muito mais cara que os seus concorrentes e essa diferença pode não ser notada por boa parte das pessoas.

Então, a decisão de qual das duas é melhor depende de cada caso. Se você é uma pessoa que vai criar um espaço de destaque para a sua TV, em que você tem mais controle sobre a iluminação do ambiente e não se importa em pagar mais caro para ter mais qualidade, uma TV de OLED é uma ótima pedida. 

Mas, se não for possível ter tanto controle sobre a iluminação e o orçamento não comportar uma TV de OLED, a QLED é uma ótima opção para quem quer uma grande qualidade de imagem por um valor mais em conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *