Categorias
Tecnologia e Eletrônicos

Telegram ou WhatsApp: qual o melhor?

Essa é uma discussão comum na internet. Assim como “é bolacha ou é biscoito”, a dúvida entre Telegram ou WhatsApp divide opiniões e volta com mais força a cada vez que o programa do ícone verde é bloqueado no Brasil (o que já aconteceu algumas vezes).

Nesses momentos, o Telegram vê o seu número de usuários saltar, mas quando o WhatsApp volta, surge a dúvida: devo ficar no aplicativo novo ou voltar para o que sempre usei? Para responder a essa dúvida, preparamos um breve comparativo para ajudar você a escolher entre um dois dos apps de comunicação por mensagens.

Telegram ou WhatsApp, eis a questão!

É comum ouvir que o WhatsApp é um aplicativo inferior ao Telegram. E isso certamente foi verdade um tempo atrás. Mas depois que o Facebook pagou 19 bilhões de dólares pelo app, eles começaram um bom trabalho de atualização e trouxeram melhorias importantes para o aplicativo. Portanto, podemos dizer que hoje os dois apps estão muito mais próximos em diversas questões, como por exemplo, a segurança.

Em nenhum dos dois casos você precisa fazer uma autenticação pelo chip do seu telefone. Basta ter um número e receber uma mensagem de texto que ele confirma. Logo, ambos são iguais nisso, assim como no uso da criptografia. Embora cada um use um sistema diferente para impedir que as suas mensagens sejam interceptadas e lidas por outras pessoas, os dois aplicativos usam protocolos bem seguros, empatando no quesito privacidade.

Mas sem sair do tópico, o Telegram tem vantagem quando o assunto é impedir que outras pessoas que venham a pegar o seu telefone possam ler a conversa. Nele, você pode configurar para que as mensagens se apaguem automaticamente depois de um tempo, e isso inclui as imagens.

No WhatsApp você precisa fazer manualmente. Mas o WhatsApp traz algumas facilidades, como as ligações gratuitas, coisa que o Telegram não tem. Se isso for algo importante para você, fica óbvio qual aplicativo deve ser usado. Mas se formos pensar em outra facilidade, como o acesso às mensagens através do seu computador, o WhatsApp.

Apesar de ambos permitirem que você acesse as suas conversas através do navegador, apenas o Telegram não exige que o seu celular esteja conectado na internet, o que é útil em momentos que você está sem sinal ou sem bateria. Como dito antes, o WhatsApp evoluiu bastante e os dois aplicativos têm funções muito parecidas atualmente, então você terá que ver o que é importante para você.

O que é realmente essencial agora é que você tenha um bom smartphone para aproveitar o melhor da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *