Categorias
Infantil

Outono para educação infantil: dicas de atividades e cuidados com os pequenos

Apesar de no Outono as crianças ficarem mais dentro de casa do que brincando fora, há vários meios para elas podem se divertir. Você pode explorar o outono para a educação infantil com jogos, sessão de leitura, desafios, entre muitas outras opções que vamos ver a seguir.

Outono e as crianças

Com a chegada do frio e o tempo mais seco, é comum que os pequenos não queiram sair da cama ou que as brincadeiras ao ar livre sofra uma diminuição. Porém, crianças são crianças e não gostam de ficar sem fazer nada.

Outono para a educação infantil

Para deixá-las ocupadas e seguras do frio e da chuva, aqui vai uma seleção de brincadeiras e atividades que podem ser realizadas dentro de casa:

Videogame

O videogame é uma das atividades mais abrangentes, pois nele temos jogos de dança, luta, corrida, desafios, entre outras infinidades de gêneros. E, para a criança que não tem um amigo para brincar, esse é um ótimo passatempo. Claro que os pais devem estipular um período para o pequeno não passar horas demais na frente do monitor. Pois outras atividades também são importantes.

Hora da pintura

É essencial estimular o lado criativo das crianças. Dê a elas tinta, papéis, pincéis e um espaço livre para brincarem e se sujarem. O momento deles é o do descobrimento das texturas, formas, cores, e nada melhor do que deixar que eles façam isso por conta própria. Apenas cuide para que a tinta não seja tóxica.

Jogos de tabuleiro

Para as crianças maiores, jogos de tabuleiro são ótimos para o desenvolvimento da lógica, do pensamento e da capacidade de criar estratégia. Seja um jogo simples, seja xadrez, estimule isso nelas. E nada melhor do que começar isso no outono, pois elas estão mais dentro de casa.

Atividade com blocos de montar

Outra interessante maneira de estimular a lógica racional são os blocos de montar. Com eles, as crianças podem criar estruturas e mundos próprios delas. Essa atividade pode ser feita com apenas uma criança ou juntar os amiguinhos para brincar.

Cuidados no outono

Existem alguns cuidados que os pais devem ter com as crianças no outono. Por ser uma estação fria e seca, cuide para que:

– Seu pequeno esteja sempre bem quentinho. Se precisar, coloque touca, luva e até cachecol.

– Água é sempre necessária, dê bastante água. Ela contribui para a saúde do corpo.

– Vitamina C nunca é demais para deixar o corpo com uma boa imunidade.

Os pequenos estão mais propícios a pegar algum resfriado. Suco de laranja, brócolis, morango, manga e mamão são alguns dos alimentos que possuem essa vitamina. No mais, deixe seu filho agasalhado e incentive-o a brincar e se divertir dentro de casa também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *