Categorias
Infantil

O que é spinner? A brincadeira que virou mania

Inicialmente indicado como terapia para crianças hiperativas, o fidget spinner virou mania mundial. Dizem que ele acalma e ajuda a melhorar a concentração de quem usa. O fato é que todo mundo quer saber o que é spinner e quem já sabe não consegue parar de usar. Seja na diversão ao ar livre, seja brincando dentro de casa, todo mundo quer ter um spinner para chamar de seu.

Tudo começou com uma terapia ocupacional

A engenheira química Catherine Hettinger criou o fidget spinner em 1993 para ser usado como válvula de escape da energia acumulada em crianças e também para ajudar no tratamento do autismo, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Após patentear sua invenção (em 1997), Catherine buscou empresas fabricantes de brinquedos que fossem parceiras para obtenção de uma produção em massa do seu invento.

Nenhuma empresa do ramo de brinquedos achou que o fidget spinner original tivesse o apelo comercial necessário e o projeto acabou engavetado. Assim, Catherine decidiu por conta própria investir no seu protótipo e iniciou sozinha a produção artesanal do brinquedo, comercializando o seu produto em feiras.

Quando a patente venceu em 2015, Catherine não pagou as taxas necessárias para renovação da patente em seu nome e acabou perdendo. O fidget spinner fabricado em massa atualmente difere na aerodinâmica e na mecânica de giro do seu antecessor, mas a ideia original é a mesma e tornou-se sucesso mundial.

O que é spinner?

O spinner que está fazendo a cabeça de todo mundo é uma espécie de pião (mas sem ponta) que gira nas mãos de quem brinca. Possui uma parte central feita por um rolamento e três extremidades que giram em torno do centro.

Os spinners podem ser à base de uma grande gama de materiais e formatos, mas a maioria usa rolamentos com esferas metálicas ou cerâmicas e possui corpos feitos de latão, cobre, alumínio, aço inox, titânio, resina e até plástico. As extremidades costumam ser circulares e vazadas e podem conter luzes ou desenhos que piscam, causando efeitos curiosos quando estão girando.

Agora que você já sabe o que é spinner, entre na diversão e relaxe usando um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *