Categorias
Infantil

Mini veículo infantil: que tal dar lições de direção defensiva para os pequenos?

Viver em sociedade requer saber os seus deveres e respeitar os direitos dos outros, e todo mundo sabendo disso o convívio será melhor. Quando as pessoas se tornam pais é muito bacana ensinar desde cedo a conviver bem com os outros, principalmente no trânsito.

Com um mini veículo infantil, brinquedo que vem conquistando as crianças, fica mais fácil começar a ensinar a direção defensiva desde cedo. Não apenas para saber bem as regras do trânsito, mas para respeitar outros motoristas e também pedestres. Alguns modelos permitem que as crianças possam andar a partir dos 3 anos, mas para dar dicas de trânsito, para a criança memorizar, o ideal é a partir dos 5 anos de idade.

Direção defensiva: ensine brincando

A direção defensiva é disciplina obrigatória no Curso de Formação de Condutores, que ensina basicamente a prestar muita atenção enquanto dirige para evitar acidentes. Enquanto seu filho dirige o mini veículo infantil, comece ensinando a respeitar o farol, faça um desenho em um cartaz e coloque círculos coloridos grandes vermelho, amarelo e verde. Enquanto ele dá uma volta fale alto: “sinal amarelo!” E em seguida pergunte o que ele deve fazer.

Outra parte fácil de assimilar é em relação às setas, é ótimo para estimular a coordenação motora e o senso de direita e esquerda. Nos modelos que não tiverem seta, peça para o seu filho acenar com a mão a direção que ele pretende virar, diga que isso ajudará o motorista de trás a saber qual a ação que ele tomará em seguida.

O mini veículo infantil ajuda na educação

Chame também os amiguinhos do seu filho para participar da brincadeira, pegue as principais placas de trânsito que encontramos e peça que eles copiem os desenhos e pintem. Ensine o significado e peça para alternarem na direção do mini veículo infantil, enquanto os outros aparecem pelo trajeto mostrando algumas placas, assim todos poderão participar brincando e sendo educados de maneira divertida.

Além do carro, se alguns tiverem triciclos e bicicletas, a brincadeira poderá ficar ainda mais perto do real, simulando trânsito, ultrapassagem e outros desafios diários de quem dirige. Sempre que possível fale sobre a importância de usar o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige e de forma alguma ingerir bebida alcoólica. E, lembre-se, os pais sempre têm que dar o bom exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *