Categorias
Casa e Decoração

Mesa linda: veja como fazer decoração de saladas

É bem verdade que nós comemos com os olhos. Por isso, além do sabor, é muito importante cuidar da aparência dos pratos que colocamos à mesa. Esse cuidado pode tornar mais atraentes pratos que nem todo mundo morre de amores, como as saladas. O corte dos vegetais, a saladeira escolhida, a harmonia das cores dos ingredientes são alguns dos segredos para fazer a decoração de saladas especial. Veja algumas dicas.

Escolher a saladeira é o primeiro passo para a decoração de saladas

Há uma variedade imensa desse tipo de utensílio e a escolha deve levar em consideração os alimentos que serão servidos. Tem saladeira com tampa para o caso de sobrar depois da refeição, saladeira em formatos criativos, como as de folha ou em forma de vegetais, e as feitas de vidro e acrílico.

Para o passo a passo que daremos abaixo, opte por uma saladeira circular, rasa e de vidro, que possa valorizar a apresentação dos alimentos.  

Lavar e cortar

Existe uma enorme variedade nos cortes dos vegetais. Eles alteram não só o visual, mas também a textura e até o sabor dos alimentos. Antes de tudo, lave bem os vegetais. Separe as folhas, pode ser o alface tradicional ou o americano, forre a saladeira com elas. Em seguida, corte tomates em gomos, aquele formato que parece um barquinho. Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Por cima das folhas, em formato circular, coloque pepino e tomate intercalados. Preserve o centro do prato. Para completar, rale cenoura e beterraba no estilo allumette, conhecido como corte batata-palha. As verduras raladas devem ser usadas para preencher o centro do prato. Tempere ao seu modo.

As cores dão alegria e saúde ao prato

Percebeu que essa decoração prioriza vegetais de cores diferentes? Misturar o laranja da cenoura com o vermelho do tomate e o verde das folhas deixa a salada bonita e apetitosa. A cor dos alimentos indica os nutrientes que eles trazem. O verde indica a presença de pró-vitamina A, luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, K, cálcio, potássio, ferro e magnésio; já o amarelo-alaranjado indica a presença de pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides e flavonoides; e o vermelho, de licopeno, vitamina C e ácidos fenólicos.

Parece que beleza e saúde têm tudo a ver, não é mesmo? Então aproveite as dicas de decoração de saladas e prepare uma mesa linda para sua refeição. Vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *