Categorias
Auto e Ferramentas

Gasolina ou GNV: qual é melhor para o motor?

Você sabe qual combustível, gasolina ou GNV, é melhor para o motor do seu carro? Na hora de comprarmos um carro, analisamos vários itens, como o motor, pintura e mecânica, se o carro for usado, custo-benefício, modelo, entre outros. Mas o que muita gente esquece de pensar é no combustível, principalmente se ele faz bem para o motor ou não. Por isso, vamos ver as vantagens e desvantagens entre gasolina e GNV e analisar qual é melhor para o funcionamento do motor do carro. Afinal, auto e ferramentas devem ser escolhidos bem, para que no futuro não gastemos mais do que o previsto.

Gasolina

Esse combustível é um dos mais comuns entre os carros vendidos no Brasil. Sendo assim, vamos às vantagens e desvantagens de seu uso. Vantagens A utilização de gasolina com aditivos ajuda a limpar e manter limpos os sistemas de injeção. Dessa forma, o desgaste das peças é menor e o motor fica protegido; Encontramos gasolina em qualquer posto de combustível. Desvantagens Ela é ineficiente, ou seja, não dá para usar toda a sua energia e transformá-la em força eletromotriz para o veículo; A principal desvantagem desse combustível é o preço, pois é mais elevado em relação aos outros; Polui o ar com emissões de CO2.

GNV

Seu uso é mais recente em relação à gasolina. Por ter um preço mais baixo e rodar muito mais quilômetros que sua concorrente, muitas pessoas passaram a comprar carros movidos a GNV ou adaptaram seus carros para esse novo combustível. Mas vamos ver quais as vantagens e desvantagens de seu uso. Vantagens O óleo do motor suja menos e dura mais por não haver contaminação pelo combustível; Não há acúmulo de sujeira nos bicos injetores; Não há criação de ferrugem em peças de metal; Desvantagens O motor trabalha com mais pressão interna no cabeçote, o que diminui a vida útil dessa peça; Velas e cabos de velas duram menos, pois a parte elétrica é mais exigida; O gás não permite a lubrificação correta das válvulas do motor e pode travá-las.

Gasolina ou GNV?

Levando em conta a questão do motor, a gasolina parece ser melhor quando o assunto é lubrificação das peças dele. Isso porque, enquanto ela está percorrendo seu caminho dentro do motor, a lubrificação acontece, melhor ainda se ela for aditivada. Mas, em questão de deixar resíduos, o GNV é melhor. Por ser um combustível seco, ele não deixa resíduos nem enferruja certas partes de metal. Agora vai de você escolher o que é o melhor para você, se a gasolina ou GNV. Analisar todas as possibilidades é muito importante na hora da compra, por isso não deixe de verificar também essa questão do combustível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *