Categorias
Auto e Ferramentas

Faça rápido: como trocar óleo de moto

Um dos itens mais importantes na manutenção de toda moto é, com certeza, a troca de óleo do motor. Fundamental para o bom funcionamento da moto, o óleo reduz o atrito gerado entre as partes internas, fazendo com que os componentes se movimentem com fluidez, estendendo vida útil ao motor. Por isso, saber como trocar óleo de moto para manter o seu motor sempre em bom estado é essencial para qualquer motociclista.

Como trocar óleo de moto corretamente?

Mesmo sendo uma tarefa simples que não exige grandes conhecimentos técnicos, trocar óleo de moto é algo que precisa ser feito com muita atenção. Preparamos uma listinha básica de dicas para você não errar nesse momento e conseguir trocar o óleo da sua moto sem maiores problemas. Confira:

– Aqueça o motor antes de realizar a troca. Quando quente, o óleo possui mais fluidez e sairá mais fácil do motor. – Posicione um recipiente embaixo do cárter, alinhado com saída por onde o óleo irá escorrer.

– Solte o parafuso na parte inferior do cárter que tampa da saída de óleo – o chamado “bujão”. Utilize as ferramentas certas para isso, indicadas no manual da moto.

– Deixe o óleo velho escorrer por 5 a 10 minutos. Para ajudar, retire a tampa superior por onde entrará o óleo novo – o óleo velho sairá mais rápido sem ela.

– Feche o bujão com cuidado. Não exagere no aperto, mas também não o deixe frouxo demais.

– Verifique no manual a quantidade certa de óleo a ser colocada, e com a ajuda de um funil comece a despejar o óleo novo através da abertura superior do motor.

– Tome cuidado: o óleo novo deve sempre alcançar o nível máximo indicado, mas nunca superá-lo. Verifique como está o nível do óleo, antes de completar a operação, pelo visor ou pela vareta de óleo. – Após concluir a troca, feche a tampa de abastecimento e ligue o motor.

O que fazer após o óleo ser trocado?

Verifique se não há nenhum vazamento visível depois de realizar a troca, seja pelo bujão ou por qualquer outra parte. Uma dica é deixar uma folha de papel ou um recipiente debaixo da moto durante algumas horas. Se o óleo estiver vazando, mesmo que seja um pingo, você irá saber. Se informe sobre a necessidade de limpar ou trocar do filtro de óleo.

Se o filtro for do tipo cartucho de papel, ele provavelmente tem que ser substituído a cada duas trocas de óleo. Se for de metal, ele precisa ser limpo com certa frequência, informada pelo manual da moto. Tenha o hábito de checar nível de óleo pelo visor ou pela vareta sempre que puder. Descarte o óleo usado com responsabilidade em lugares adequados.

Procure um posto de combustíveis, onde sempre há tambores específicos para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *