Categorias
Dicas de Limpeza

Como tirar umidade da parede

Não importa em qual cômodo da casa, quando aparece aquela umidade na parede, é um transtorno. Surge o mofo, manchas, descascamento da pintura. Em geral, essa umidade é causada por paredes e pisos sem impermeabilização ou em contato direto com o solo. Mas dá para aprender a como tirar umidade da parede, não se desespere, tem jeito! Primeiramente, observe a mancha em sua parede. Se ela vier de cima para baixo, o problema pode estar no teto. Se for de baixo para cima, indica problemas no piso.

Quando a parede apresentar mofo, ela deve ser limpa e depois lavada com água sanitária. Se houve algum descascamento da tinta, remova toda a superfície afetada e de, pelo menos, 50 cm no entorno, até que o reboco fique aparente. Limpe e lave a base contaminada com água e sabão, para não sobrar resíduos. Tenha sempre o seu kit de ferramentas à mão, em caso de algum imprevisto ou necessidade de última hora, como desmontar tomadas.

E não se esqueça: assim que você retirar a mancha e/ou limpar o mofo, é preciso aplicar um impermeabilizante antes de repassar a tinta na parede. Sem ele, o problema vai retornar. Por isso, é importante identificar a origem da umidade para encontrar o produto correto para o seu caso.

Dicas para evitar a umidade

Depois de cuidar das paredes e dar aquele trato de impermeabilizante, atenção a algumas atitudes que podem ajudar a prevenir a umidade. A prevenção vai evitar que você gaste a mais e mantenha a casa sempre limpa e em ordem.

  • Procure abrir as janelas, por um período do dia, onde haja entrada de luz solar e circulação de ar no ambiente. O sol evita a formação de umidade e ainda tira o cheiro de mofo do local;
  • Evite encostar camas e armários ou colocar quadros em paredes que não recebam luz solar. Vivemos em um país tropical e naturalmente úmido. Logo, isso pode ajudar a formar mofo;
  • Se você gosta de banhos longos, previna o mofo no banheiro aplicando tintas antimofo que protegem muito mais que as tintas comuns.

Ficou por dentro sobre como tirar umidade da parede? Agora, mãos à obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *