Categorias
Auto e Ferramentas

Como pintar azulejos e decorar a sua casa com um estilo diferenciado

Você quer renovar o visual da sua cozinha ou do banheiro, mas a grana está curta e não existe sequer a possibilidade de fazer aquela reforma completa? Pois saiba que, a partir do momento que você aprender como pintar azulejos, certamente vai conseguir dar uma cara nova a qualquer ambiente sem precisar desembolsar um alto capita.

Poucas pessoas sabem, mas pintura de azulejos é algo completamente comum e possível. Trata-se de uma técnica eficaz, com um ótimo resultado, e que é frequentemente usada para renovar o visual de um ambiente usando poucos recursos financeiros. Para que a “minirreforma” dê certo, é essencial usar uma tinta de boa qualidade e empregar as ferramentas certas para um acabamento com aspectos profissionais.

Existe uma série de tintas que podem ser usadas para fazer a pintura da cerâmica, como epóxi e acrílicas, disponíveis tanto em acabamento fosco quanto brilhante. Também é possível usar tintas à base de solvente; porém, por necessitarem de catalisadores e terem um odor mais forte, geralmente não são recomendadas para iniciantes.

Como pintar azulejos com a ferramenta ideal

Também é importante escolher bem qual será a ferramenta utilizada para realizar a pintura. Muitas pessoas utilizam os bons e velhos pincéis, ou até mesmo rolos de pintura para trabalhar com as tintas. Porém, se você deseja maior praticidade e almeja uma pintura com acabamento uniforme, o mais recomendado mesmo é empregar uma pistola de pintura, mantendo uma distância média de 30 cm entre os azulejos e o bico da ferramenta.

Com a pistola, você deve fazer movimentos rápidos e precisos, sem ficar espirrando jatos por muito tempo no mesmo lugar. Caso não siga essa instrução, acabará criando bolhas e escorrimentos, que você vai precisar lixar posteriormente. Vale lembrar que, antes de tudo isso, é essencial fazer uma limpeza completa nos azulejos que receberão o tratamento, pois a tinta pode não aderir em regiões afetadas por gordura, pó e produtos químicos.  

Renovando sua casa

Concluída a pintura, você deve aguardar ao menos 24 horas para uma secagem completa. Pronto, seu ambiente já está com o visual renovado, e o melhor, não foi preciso investir em uma reforma completa. Agora que você sabe como pintar azulejos, pode reinventar sua casa sempre que quiser e acompanhar as tendências de decoração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *