Categorias
Auto e Ferramentas

Como organizar ferramentas e aproveitar melhor o espaço

Quem gosta de manter a casa sempre em ordem, com o tempo, vai recheando sua coleção de ferramentas. Mas, tem que ter cuidado para não se enrolar na arrumação. Fique de olho nas dicas e aprenda como organizar ferramentas, ganhando mais espaço e praticidade para o dia a dia.

Entenda o tamanho do trabalho

Lembre-se que, para organizar qualquer coisa que seja, você precisa entender o tamanho do seu trabalho. Então, disponha em uma superfície todas as ferramentas e tudo relacionado ao seu uso que precisa ou deveria ficar próximo. Assim, você terá uma visão geral da quantidade de itens, de algumas similaridades de tamanho e forma que vão ser úteis na hora de guardar e, principalmente, verificar o que está velho, quebrado, enferrujado e precisa ser descartado.

Neste momento é importante não cair no papo do “eu vou consertar isso” ou “ainda dá para usar”. Se está quebrado, dificilmente será consertado e se está enferrujado não deveria estar em uso, já que superfícies enferrujadas representam um perigo para a saúde, ainda mais afiadas, que é o caso de muitas ferramentas.

Retirou tudo o que tem? Então é hora de limpar. Tire pó e deixe tudo limpíssimo para começar a organizar.

Como organizar ferramentas dependerá do espaço que você tem

Dê uma olhada no tamanho do espaço disponível para armazenar as ferramentas. Apenas diante dele é que você poderá tomar as melhores decisões em como organizá-las.

Com o espaço disponível avaliado, você pode decidir quais as possibilidades e prioridades. Separe as ferramentas por tipo: ferramentas de cortes, de aperto, chaves de fendas, brocas, etc.

Um armário multiuso é ideal para organizar ferramentas, pois é possível guardar todas juntas, até as maiores, como furadeiras. Mas, se você não tem muito espaço em casa,  gaveteiros são uma ótima opção. Dica: deixe as ferramentas preferidas ou mais utilizadas à mão. Na hora de guardar peças pequenas, como pregos e parafusos, utilize caixas organizadoras ou reaproveite potes de vidro direto da sua despensa. E, por fim, tenha um cuidado especial com as ferramentas mais pesadas e elétricas. Sempre enrole os cabos corretamente. Se for possível, guarde-as em bolsas.

Agora que você já pegou as dicas de como organizar ferramentas chegou a hora de arrumar a bagunça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *