Categorias
Auto e Ferramentas

Como montar um armário sem ajuda?

Quem deseja economizar e ter um móvel feito por si mesmo em casa precisa aprender como montar um armário. Existem medidas padronizadas e alguns truques que facilitam o processo, portanto, prepare a sua caixa de ferramentas e comece agora mesmo a montagem do armário, que terá o seu toque especial e personalizado.

Planejamento

A profundidade padrão de um armário é de 60 cm. A altura é de 90 cm, com os armários tendo cerca de 86 cm de profundidade no tampo, para dar espaço ao material do balcão. Para os armários fixados no alto, na parede, adicione cerca de 60 cm à altura da bancada. Todo espaço que sobrar entre essa distância e o teto é livre para os armários aéreos. A largura pode variar de 30 a 150 cm.

Como montar um armário

As medidas dos armários aéreos são de acordo com o seu gosto pessoal. A profundidade padrão está em torno de 30 e 35 cm. A altura depende do local em que você deseja colocá-los e da altura do teto. Agora, corte o fundo.

A peça inferior terá 60 cm de profundidade, mas a largura dependerá das dimensões da cozinha. Essa medida deve incluir a largura que será adicionada pelas peças laterais dos dois lados. Novamente, para os armários aéreos, a profundidade ficará entre 30 e 35 cm, não 60 cm.

Você deve cortar duas dessas peças para cada armário aéreo. Corte os quadros frontais que serão montados como se fossem uma moldura e vão compor a parte principal dos armários, que fica à vista de todos.

Por isso, devem ser feitos com uma madeira que você ache bonita. Una os quadros da base ao fundo. Alinhe-os e cole-os para que um lado plano fique rente à borda inferior, e o outro a 7,5cm da borda frontal.

Em seguida, usando juntas de topo, passe um parafuso pela base do armário até a borda dos quadros. Se quiser, pode fazer furos-guia para facilitar. Junte as laterais ao fundo, cole e depois prenda novamente, com juntas de topo, os quadros laterais à base e à estrutura do fundo, encaixando o recuo na lacuna formada. Todas as bordas devem ficar bem encaixadas. Prenda os painéis laterais.

Depois, cole e prenda (com mais juntas de topo) o painel traseiro para que ele fique rente à parede. Para instalar as prateleiras, meça, marque e nivele as posições de pelo menos 4 suportes de canto (dois de cada lado).

Agora é hora de deslizar as prateleiras. Adicione os quadros frontais. Monte-os em uma só unidade, como se fizesse uma moldura. Você pode usar juntas planas ou deixá-las esquadrinhadas. Juntas com cavilhas ou de caixa e espiga devem ser usadas, de acordo com seu nível de habilidade, para unir as peças. Pregue e chanfre os pregos para prender a face completa ao armário. Posicione os armários.

Coloque-os no local correto. Aparafuse pelo painel traseiro até as vigas da parede para prender o móvel no lugar. Instale as portas. Coloque-as nos quadros frontais, como recomendado pelos fabricantes delas. Essas foram dicas de como montar um armário de parede que foi feito por você. Gostou? Então mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *