Categorias
Auto e Ferramentas

Como limpar banco de couro com produtos caseiros

Bancos e revestimento interno de couro são o sonho de consumo de muitos donos de automóveis, justamente por não acumular poeira nem resíduos que possam cair sobre ele. Isso faz com que a parte interna do carro esteja sempre cheirosa e livre de odores ruins causados pelo acúmulo de poeira e umidade que são muito comuns em carros com revestimentos que não são feitos em couro. Pois é! Além de cuidar da manutenção dos pneus antes de viajar, aprenda como limpar banco de couro.

O segredo é limpar e hidratar

O dono do carro deve ter em mente que a forma de como limpar banco de couro e demais revestimentos nesse material exige alguns cuidados para manter a perfeita qualidade do couro e a sua vida útil prolongada. Fazer a manutenção do banco de couro se resume na limpeza e hidratação, pois essa manutenção evita que o banco resseque e fique com aspecto craquelado que é quando o couro se desfaz em pedacinhos.

Dica de como limpar banco de couro

Você vai precisar de:

– 2 esponjas macias;
– 2 flanelas;
– 1 garrafa de detergente neutro;
– 1 balde.

Como fazer:

No balde, misture uma parte de detergente neutro para 3 de água. Faça bastante espuma e, com uma esponja limpa e macia, espalhe essa espuma, esfregando sobre o banco. Umedeça e torça bem uma das flanelas e use para remover o sabão usado para limpar os bancos. Enxágue a flanela com água limpa, torça para que ela fique apenas úmida. Repita esse procedimento até todo o detergente ser removido. Deixe esse banco secando e faça a mesma coisa nos outros assentos e demais revestimentos em couro do carro.

Hidratando o couro do carro

Nesse momento a melhor solução é adquirir um hidratante específico para couros que pode ser encontrado em supermercados ou lojas especializadas. Porque a hidratação é que mantém o aspecto do couro sempre novo e, nesse quesito, não existe solução caseira.

Depois de todas as peças em couro do carro estarem devidamente limpas e secas, use o hidratante para couros da seguinte maneira:

Pegue a outra esponja e use para passar o hidratante nos bancos e revestimentos de couro. Use o produto em grande quantidade, principalmente se o couro do seu carro nunca tiver visto um hidratante. Para garantir uma boa hidratação, aguarde alguns minutos, aplique uma segunda demão e espere secar.

Quando o hidratante já estiver seco, passe a flanela seca para fazer o polimento do couro. Ao sentar no banco, após limpar e hidratar, o couro vai fazer um barulho de “couro novo”, como se fosse um rangido, devido ao atrito da roupa no couro recém-hidratado. Esse barulho desaparece com o tempo e o cheirinho que fica dentro do carro é delicioso.

Você pode usar essas dicas de como limpar banco de couro também em móveis (de couro) da sua casa. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *