Categorias
Auto e Ferramentas

Como fazer uma cadeira de madeira

A reciclagem de materiais pode ser feita de várias maneiras, há diversas possibilidades. Uma delas e aprender como fazer uma cadeira de madeira. Você pode reutilizar algumas tábuas que sobraram de uma reforma e criar um novo móvel para sua casa! Veja a seguir algumas dicas.

Como fazer uma cadeira de madeira

Para montar uma cadeira, será necessário usar algumas tábuas. Antes de iniciar a montagem, decida o modelo que será feito. Faça uma gravura para auxiliar na seleção das tábuas e tamanho. Para facilitar o trabalho com a madeira, será necessário usar algumas ferramentas de corte. Depois, lixe bem a superfície, para um melhor acabamento.

A montagem das peças deve ser feita com parafusos e uma furadeira. Dessa forma, fica bem mais rápida a execução. Basta usar uma broca mais fina que o parafuso utilizado para prender as madeiras. Para deixar tudo bem firme, use uma parafusadeira.

As conexões podem ser feitas também com pinos, além dos parafusos ou peças girofix, para um encaixe melhor. A cola de madeira é de grande ajuda nessa hora, permitindo que você deixe as tábuas em seus lugares definitivos antes da perfuração.

O encosto e assento podem receber um revestimento com espuma, para ficarem mais confortáveis. Porém, não é obrigatório adicionar o revestimento e o forro, ele são opcionais. Se, depois de terminar o projeto, resolver instalar um assento, a dica é usar modelos removíveis. Elas já vêm prontas para serem usadas e possuem laços que são amarrados na lateral da cadeira. Na hora de lavar, é mais fácil remover os acessórios.

Como proteger o móvel

Para finalizar, passe verniz em toda a peça. Ele ajuda a conservar a madeira e dar um toque de brilho. Se optar por um revestimento menos rústico que o tom natural da madeira, pode passar antes tinta colorida, por exemplo, na tonalidade branca. Selecione a cor de acordo com o ambiente onde a peça ficará.

Viu como fazer uma cadeira de madeira? Em resumo, você deve escolher o tipo de peça, cortar as tábuas, proceder com a montagem usando uma furadeira e finalmente aplicar verniz ou tinta para o acabamento. Agora, mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *