Categorias
Esporte e Lazer

Como fazer o check-in e viajar com tranquilidade

Existem diversas opções de check-in disponíveis atualmente, além dos tradicionais balcões de check-in das companhias aéreas no aeroporto. Descubra agora como fazer o check-in e evite filas e atrasos desnecessários antes de despachar as suas malas.

Como despachar a bagagem e fazer check-in pessoal

A primeira coisa a fazer é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência ao aeroporto (porque você não sabe como está a movimentação das filas lá, não é?) e localizar o balcão de check-in da companhia aérea pela qual você vai viajar. De posse de documentos como passaporte (em caso de viagens internacionais, RG (CNH ou identidade profissional), o código localizador da reserva ou a passagem impressa.

No balcão de check-in, vão pedir um documento de identificação e você entregará a bagagem para ser pesada e despachada para o porão da aeronave. Caso a sua bagagem seja mínima (até 10 kg em bagagem de mão), dispense o despacho. Depois da confirmação dos seus documentos e o despacho da bagagem, você recebe o seu cartão de embarque (esse documento autoriza a passagem pelo portão de embarque e a entrada a bordo do avião).

Após o check-in, vá para o portão de embarque indicado no seu cartão de embarque. Cada passageiro passa pelo controle de segurança (check-in pessoal), onde há o detector de metais, por isso evite usar bijuterias e acessórios metálicos em excesso, pois podem gerar uma perda de tempo maior nessa fase do check-in. 

Concluída a etapa de controle, é chegada a hora de ir para o portão (gate), que dá acesso efetivamente ao avião. Aconselha-se prestar atenção, pois os portões de embarque mudam frequentemente de acordo com o reposicionamento das aeronaves.

Como fazer um check-in usando o totem 

Na maioria dos aeroportos internacionais, os totens existem para ajudar você a evitar a fila nos balcões de check-in. Para utilizar essa facilidade, basta estar de posse do seu código de reserva ou localizador.

Depois de encontrar o totem da sua companhia aérea, você digita o código localizador e depois insere o número de documento (cartão de milhagem, se houver), aceita os termos de segurança e, por fim, escolhe o seu assento. Ao término da operação, o cartão de embarque (papel com informações do voo) é impresso e indispensável para que possa embarcar.

Check-in na primeira classe

Para quem vai viajar de primeira classe, as companhias aéreas oferecem pontos de check-in especiais que oferecem um envio de bagagem mais rápido e eficiente no aeroporto.

Check-in via internet

Procure a opção “fazer check-in” no site da companhia aérea que você escolheu, escolha o seu assento e faça todos os procedimentos solicitados pelo site. Ao final, você receberá as informações do voo impressas em papel (cartão de embarque).

Dica: compre a passagem e faça o check-in na sequência, assim garante o assento que você quer e agiliza o embarque no aeroporto. Tudo pelo site da companhia aérea escolhida.

Check-in via aplicativos de smartphones

Grande parte das companhias aéreas já possuem o serviço de check-in via aplicativo de celular. Muito práticos, os aplicativos reproduzem, em escala reduzida, os ambientes de auto check-in nos totens. Dica: cuide para que na hora do seu embarque haja carga na bateria do smartphone, pois ele será o seu cartão de embarque. 

Depois das nossas dicas de como fazer um check in de várias maneiras, você nunca mais vai se atrasar para uma viagem, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *