Existem diversas opções de check-in disponíveis atualmente, além dos tradicionais balcões de check-in das companhias aéreas no aeroporto. Descubra agora como fazer o check-in e evite filas e atrasos desnecessários antes de despachar as suas malas.
Como despachar a bagagem e fazer check-in pessoal
A primeira coisa a fazer é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência ao aeroporto (porque você não sabe como está a movimentação das filas lá, não é?) e localizar o balcão de check-in da companhia aérea pela qual você vai viajar. De posse de documentos como passaporte (em caso de viagens internacionais, RG (CNH ou identidade profissional), o código localizador da reserva ou a passagem impressa.
No balcão de check-in, vão pedir um documento de identificação e você entregará a bagagem para ser pesada e despachada para o porão da aeronave. Caso a sua bagagem seja mínima (até 10 kg em bagagem de mão), dispense o despacho. Depois da confirmação dos seus documentos e o despacho da bagagem, você recebe o seu cartão de embarque (esse documento autoriza a passagem pelo portão de embarque e a entrada a bordo do avião).
Após o check-in, vá para o portão de embarque indicado no seu cartão de embarque. Cada passageiro passa pelo controle de segurança (check-in pessoal), onde há o detector de metais, por isso evite usar bijuterias e acessórios metálicos em excesso, pois podem gerar uma perda de tempo maior nessa fase do check-in.
Concluída a etapa de controle, é chegada a hora de ir para o portão (gate), que dá acesso efetivamente ao avião. Aconselha-se prestar atenção, pois os portões de embarque mudam frequentemente de acordo com o reposicionamento das aeronaves.
Como fazer um check-in usando o totem
Na maioria dos aeroportos internacionais, os totens existem para ajudar você a evitar a fila nos balcões de check-in. Para utilizar essa facilidade, basta estar de posse do seu código de reserva ou localizador.
Depois de encontrar o totem da sua companhia aérea, você digita o código localizador e depois insere o número de documento (cartão de milhagem, se houver), aceita os termos de segurança e, por fim, escolhe o seu assento. Ao término da operação, o cartão de embarque (papel com informações do voo) é impresso e indispensável para que possa embarcar.