Categorias
Auto e Ferramentas

Como escolher parafusadeira para serviços domésticos

Se você precisa montar um móvel, fixar um quadro ou outro objeto na parede ou mesmo instalar caixas de tomada, poderá contar com a ajuda de uma parafusadeira. Esse equipamento serve para fixar, apertar ou desenroscar parafusos com maior firmeza do que com o uso de uma chave de fenda. Para saber como escolher parafusadeira, você deve levar em consideração o tipo de superfície onde ela será usada e a rotina de uso do equipamento.

Parafusadeira para diferentes superfícies

As parafusadeiras podem ser usadas para fixar, apertar ou desenroscar parafusos em diferentes superfícies como madeira, metal, concreto e alvenaria. Quanto mais dura a superfície, maior deve ser a potência do equipamento escolhido.

Potência da parafusadeira

As parafusadeiras de 3,6 volts servem para serviços mais leves como apertar caixas de tomada e também para superfícies de madeira. As de 4,8 volts, além de terem capacidade para fazer o que fazem as parafusadeiras de 3,6 volts, também servem para a manutenção de eletrodomésticos e parafusamento de até 6 mm. Para superfícies de metal, é recomendado o uso de uma parafusadeira de 9,6 volts, que suporta parafusos de 8 mm e brocas de 10 mm. Ela também serve para montagem de móveis e instalação de prateleiras. Além de madeira e metal, mais potentes, as parafusadeiras de 12 volts podem ser usadas em concreto e alvenaria. Há ainda modelos de 14,4 e 18 volts. Essas têm por finalidade executar serviços mais pesados em concreto e alvenaria.

Como escolher parafusadeira

Além da potência da parafusadeira, ainda existem no mercado modelos com chave de impacto, que facilita a perfuração de concreto e alvenaria, e com controle de torque, que serve para regular a força de aplicação do parafuso, impedindo que a ponta do parafuso quebre ou danifique e aliviando o esforço físico de quem estiver usando o equipamento. Há ainda diferentes tipos de bateria para parafusadeiras. Ou seja, quando for escolher a sua, é importante observar todos esses aspectos e como eles interferem no desempenho da parafusadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *