Categorias
Auto e Ferramentas

Como encerar moto na garagem de casa?

Para saber como encerar moto você precisa primeiro entender sobre lavagem de auto e ferramentas a serem usadas. A primeira diferença entre lavar um carro e uma moto é que o carro pode ser lavado com jato forte de água porque a carroceria o protege de danos, já a moto possui cabos e fios à mostra, e se você jogar um jato de água muito forte pode danificar essas peças e até provocar um curto-circuito.

Cuidados na hora da lavagem

Fora isso é importante ter cuidado com produtos químicos. Alguns componentes móveis da moto são protegidos por anéis de borracha, os o-rings. Em contato com esses produtos, as borrachas sofrem ressecamento e começam a rachar, permitindo a entrada de sujeira, o que é muito prejudicial. Uma prática comum e totalmente maléfica é o uso de querosene nos discos de freio.

Por ter óleo na composição, ele reduz o atrito dos freios, correndo o risco de danificá-los. Agora que você já sabe tudo que não deve fazer, confira algumas dicas para lavar e encerar a sua moto em casa.

Para começar a lavagem é importante usar luvas cirúrgicas para proteger as mãos dos produtos químicos. Se puder colocar óculos de proteção é melhor ainda, pois os produtos podem respingar nos olhos. Comece passando desengraxante nas partes que grudam mais sujeira como embaixo do motor, embaixo dos pára-lamas, no cárter, na balança traseira, nas bengalas, nas rodas traseiras, nos raios e no bloco do motor.

Depois jogue água sem pressão com a mangueira para enxaguar. Coloque água e sabão de coco em um balde, mergulhe uma esponja macia e lave toda a moto. Enxágue com cuidado. Antes de secar, balance a moto de um lado por outro para a água sair das conchas. Destape o escapamento e ligue o motor por 30 segundos para tirar a umidade. Seque toda a moto e depois ligue o motor por mais 2 minutos para secar completamente.

Dicas de Polimento

É importante polir e encerar a moto a cada 2 meses para evitar o desgaste das partes cromadas e pintadas. Nas cromadas use a cera com uma esponja macia e espalhe até que dê brilho. Nas partes plásticas é importante usar cera a base de silicone para não ressecar. No tanque use cera automotiva.

Cuidado com o polimento do tanque e o enceramento do banco, porque podem ficar escorregadios e causar acidentes com uma freada mais forte.

Agora que você já sabe como encerar moto e dicas importantes de lavagem, proteja sempre a sua!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *