Categorias
Esporte e Lazer

Como economizar água da piscina

Na época de calor, é comum que o consumo de água aumente, já que os meses ensolarados coincidem com a época de férias escolares. Outro motivo que influencia o uso de água é o número de banhos diários. Você já pensou o que pode ser feito para diminuir a conta de água em sua casa? Além de medidas como usar balde em vez de mangueira e reutilizar a água da máquina de lavar roupas, é preciso saber como economizar água da piscina. Vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a poupar muitos litros sem atrapalhar seus momentos refrescantes.

Evite a evaporação do líquido

Muitos litros podem ser perdidos durante o processo de evaporação da água. Com uma solução muito simples, é possível evitar o desperdício, basta utilizar uma capa plástica. A cobertura impede o contato direto dos raios solares e também serve para manter a piscina limpa. Outra vantagem é que sujeiras e folhas não cairão na superfície, auxiliando na manutenção da piscina.

Como economizar água da piscina fazendo a limpeza

Quanto mais tempo a piscina permanecer limpa, menor será a necessidade de trocar a água. A manutenção deve ser feita periodicamente com o uso de peneiras e aspiração de sujeira. No caso de piscinas fixas, há equipamentos específicos, como bombas que filtram o líquido. Também é necessário ajustar o PH e o cloro por meio de produtos específicos para essa finalidade.

Atenção ao nível de água

Quando a piscina está muito cheia, ocorrem transbordos quando os banhistas entram no recipiente ou fazem movimentos bruscos. Adicione água até o nível recomendado pelo fabricante, cerca de 10 a 15 cm abaixo do limite da borda. Em piscinas pequenas, essa margem pode ser ainda menor.

Outras maneiras de reduzir o consumo de água

Protetor solar em excesso pode aumentar as chances de a água da piscina ficar suja após o uso, já que o produto é oleoso. O mesmo vale para condicionadores e cosméticos em geral. Revise os equipamentos de manutenção. Filtros e bombas com mau funcionamento não oferecem o tratamento adequado para a água e comprometem o consumo de energia durante o bombeamento.

Verifique também se há vazamentos na tubulação. Agora que você aprendeu como economizar água da piscina, não se esqueça de tomar medidas simples para evitar o desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *