Categorias
Auto e Ferramentas

Como conseguir permissão internacional para dirigir?

Está planejando uma viagem para o exterior? Então com certeza deve estar pensando em como se locomover no local de destino. Alugar um carro é uma excelente opção, já que otimiza muito o seu tempo e permite que você flexibilize a sua programação com toda liberdade. Além disso, é a alternativa com melhor custo-benefício se você irá viajar na companhia de amigos e/ou familiares.

Não sabe o que precisa para dirigir no exterior? A gente ajuda você nessa tarefa. Descubra, a seguir, como conseguir permissão internacional para dirigir.

O que você precisa para dirigir no exterior?

Em alguns países, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru, a própria carteira nacional brasileira é suficiente para que você possa dirigir. Em outros, você só terá autorização para dirigir se tiver a permissão internacional para dirigir (PID) em mãos.

Como emitir a PID

A PID é emitida pelo próprio Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Contém informações em vários idiomas (português, alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo) e é aceita por todos os países signatários da Convenção de Viena de 1968 ou que têm acordo de reciprocidade com o Brasil.

O documento tem a mesma validade impressa na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como a mesma categoria e as mesmas restrições médicas (se aplicáveis), sendo aceita no destino quando apresentada junto com a carteira de motorista.

Para obtê-la, basta ir até o Detran do seu estado ou a um Centro de Formação de Condutores (CFC). Geralmente, os documentos necessários para dar entrada ao processo são:

  • CNH ou outro documento oficial de identificação, original e cópia;
  • Comprovante de residência (original e cópia) ou declaração.

Ainda, é exigido o pagamento de uma taxa que pode variar entre 45 e 250 reais, dependendo do estado.

O documento fica pronto depois de 5 dias úteis.

Agora que você já sabe como emitir a PID, confira se ela é realmente necessária para dirigir em seu próximo destino, bem como limites de velocidade e demais regulamentações.

Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *