Categorias
Auto e Ferramentas

Aprenda como colar madeira

Na hora de fazer um projeto de artesanato ou reformar móveis, é comum surgir uma dúvida: como colar madeira de forma eficaz? Acontece que o tipo de cola a ser usada depende do local onde a peça ficará exposta e a finalidade do processo. A seguir, vamos detalhar como deve ser feita a colagem, de 3 formas diferentes.

Madeira de artesanato

A cola branca pode ser usada em colagens simples, desde que a madeira seja colada internamente, não ficando exposta. Um exemplo seria ao montar uma moldura para quadros ou porta-retratos.

Basta aplicar o produto nas extremidades que devem ser juntadas. É preciso fazer pressão nos pedaços até que a cola esteja seca. Há ferramentas que ajudam nesse processo, como o grampo sargento, também conhecido como grampo tipo C. Ao parafusar o grampo, ele fará pressão nos pedaços de madeira, mantendo a peça firme para que a secagem ser concluída na posição correta. A cola branca demora cerca de 2 horas para secar na madeira.

Como colar madeira – parte interna de móveis

Um produto mais aderente que a cola amarela é a cola de marcenaria, conhecida como cola amarela. Ela é ideal para móveis ou peças com ponto de junção interno. Um exemplo seria a colagem de 2 placas de madeira.

Para esse tipo de processo, é preciso aplicar cola em cada placa usando um pincel. Depois, os pedaços devem ser alinhados e fixados com a ajuda do grampo sargento, que fará compressão. Serão necessárias pelo menos 4 ferramentas, que ficarão em cada um dos cantos das placas, até que toda a área fique bem comprimida.

Colagem em peças externas Caso o projeto entre em contato com água, será necessário utilizar cola de resorcinol, que proporciona maior adesão. Este tipo de produto é usado em equipamentos aquáticos, portas e janelas. A forma de efetuar a colagem em madeira segue o mesmo processo do passo anterior. A

diferença é que a cola é ativada com calor e o tempo de secagem maior, cerca de 10 horas. Agora que você já aprendeu como colar madeira, mãos à obra! Selecione um projeto e faça você mesmo.

Não é difícil realizar reparos ou criar novos objetos de madeira, o que importa é utilizar os materiais corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *